SUGESTÕES DE COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO
CAPÍTULO 25 | “Apelo para César!”
CONTINUAÇÃO DO SUBTÓPICO: “Não desobedeci” (Atos 25:13–26:23)
14, 15. O que Paulo disse com respeito às mudanças que havia feito em sua vida?
Sugestão de resposta direta: Paulo afirmou que não desobedeceu à visão celestial, pregando o arrependimento e a conversão a Deus em toda parte, apesar da oposição dos judeus.
Sugestão de resposta ampla: Paulo explicou que, obedecendo à visão celestial, pregou em Damasco, Jerusalém, Judeia e às nações sobre a necessidade de arrependimento e conversão a Deus. Apesar da perseguição e das tentativas de assassinato pelos judeus, Paulo continuou a dar testemunho fielmente, com a ajuda de Deus. (Atos 26:19-22)
16. Como podemos imitar a Paulo ao falar com juízes e governantes sobre as nossas crenças?
Sugestão de resposta direta: Devemos falar com respeito, usar a verdade com bom senso e destacar como as verdades bíblicas melhoram a vida das pessoas.
Sugestão de resposta ampla: Ao imitar Paulo, devemos manter respeito e brandura, explicando com clareza e bom senso como nossa fé tem transformado positivamente nossa vida e a de outros. Assim como Paulo tocou o coração de Agripa e Festo (Atos 26:24-32), podemos influenciar positivamente juízes e autoridades mostrando os bons resultados de nossa esperança cristã (1 Pedro 3:15).
“Você me persuadiria a me tornar cristão” (Atos 26:24-32)
17. Como Festo reagiu à defesa de Paulo, e que atitude similar é vista hoje?
Sugestão de resposta direta: Festo acusou Paulo de loucura; hoje, muitos veem os que ensinam verdades bíblicas como fanáticos ou insensatos.
Sugestão de resposta ampla: Festo reagiu dizendo que Paulo estava ficando louco devido ao seu grande saber. De forma similar hoje, muitas pessoas, especialmente intelectuais, consideram fanáticos aqueles que defendem fielmente os ensinos da Bíblia, incluindo a crença na ressurreição, achando difícil aceitá-los. (Atos 26:24)
18. Como Paulo respondeu a Festo, e de que maneira Agripa reagiu a essa resposta?
Sugestão de resposta direta: Paulo afirmou estar falando com verdade e bom senso; Agripa reconheceu que quase foi persuadido a se tornar cristão.
Sugestão de resposta ampla: Paulo respondeu respeitosamente a Festo, dizendo que suas palavras eram verdadeiras e sensatas. Ele então apelou à fé de Agripa nos Profetas. Tocando seu coração, Agripa admitiu que, em pouco tempo, Paulo quase o persuadiria a se tornar cristão. (Atos 26:25-28)
19. A que conclusão Festo e Agripa chegaram a respeito de Paulo?
Sugestão de resposta direta: Festo e Agripa concluíram que Paulo não tinha feito nada que merecesse morte ou prisão.
Sugestão de resposta ampla: Festo e Agripa reconheceram que Paulo era inocente de qualquer crime que justificasse morte ou prisão. Agripa até comentou que ele poderia ter sido libertado, não fosse o apelo de Paulo a César. (Atos 26:31, 32)
20. Em que resultou o testemunho que Paulo deu a autoridades?
Sugestão de resposta direta: O testemunho de Paulo resultou numa oportunidade de dar testemunho a autoridades romanas e fortaleceu seus irmãos espirituais.
Sugestão de resposta ampla: Embora Agripa e Festo não tenham aceitado as boas novas, o testemunho de Paulo diante deles cumpriu a profecia de Jesus e resultou em divulgação entre autoridades romanas. Além disso, a coragem de Paulo encorajou muitos irmãos a proclamarem a palavra de Deus com mais ousadia. (Lucas 21:12, 13; Filipenses 1:12-14)
21. Que resultados positivos podemos ter por perseverarmos na obra do Reino?
Sugestão de resposta direta: Podemos dar testemunho a autoridades e fortalecer nossos irmãos cristãos, encorajando-os a ter mais coragem.
Sugestão de resposta ampla: Ao perseverarmos na obra do Reino, temos a oportunidade de dar testemunho a pessoas que talvez nunca ouviriam sobre Deus de outra forma, inclusive autoridades. Além disso, nossa fidelidade e coragem servem para motivar e fortalecer a fé de nossos irmãos cristãos na proclamação das boas novas.
Queridos irmãos, estudantes, amigos e simpatizantes, que alegria ter vocês aqui! 😊 Agradecemos imensamente por sua presença e esperamos que este conteúdo tenha sido edificante e encorajador.
📢 Já conhece nosso canal no Telegram? Lá, você terá acesso a recursos exclusivos, como conteúdos das reuniões com participação da assistência que não são postados aqui, modelos de cartas, orientações para suas designações e comentários especiais sobre o texto diário. Será uma alegria recebê-lo(a) em nosso aprisco! 🐑💛
👉 Para participar, instale o aplicativo TELEGRAM em seu dispositivo e clique no botão azul abaixo ou disponível em qualquer página deste site.
“Mesmo sem ver resultados imediatos, saiba que seu testemunho não é em vão.” — 1 Coríntios 15:58